Especialidades

Psicologia e Psicoterapia

Métodos Psicoterapêuticos

Terapia Cognitivo-Comportamental
Terapia de Aceitação e Compromisso
Mindfulness ou Atenção Plena
Terapia Focada na Compaixão

Consulta da Criança e do Adolescente

A intervenção clínica junto de crianças e adolescentes é adaptada de forma a corresponder às necessidades e capacidades de cada família.

A psicoterapia é um tratamento indicado para a Depressão, as Fobias, os Problemas de Comportamento, a Ansiedade Social intensa e outras condições geradoras de sofrimento psicológico incapacitante, com impacto nas mais diversas áreas de funcionamento da criança/adolescente.

​A consulta da criança e do adolescente pode incluir:

1. Avaliação Psicológica

2. Treino Parental

3. Psicoterapia

Consulta do Adulto

A psicoterapia passa pela construção de uma relação de ajuda, que permite à pessoa em sofrimento dar voz aos seus motivos, e através do questionamento e da experimentação de novas versões de si mesma, ajudá-la a sentir-se mais capaz de tomar conta das rédias da sua vida.

Constitui uma modalidade de tratamento indicado para a situações como a Depressão, o Pânico, as Fobias, Medo exagerado de doenças, a Ansiedade Social intensa e outras condições geradoras de sofrimento psicológico. Trata-se de uma intervenção empiricamente validada, que tem dado provas de eficácia, mesmo quando comparada com a psicofarmacologia.

Na Psivalor, as intervenções são orientadas por:

Modelos Cognitivo-Comportamentais e Sistémicos

Modelos derivados das designadas "Terapias de 3.ª Geração"

Terapias Narrativas

Aconselhamento e Capacitação Parental

O aconselhamento parental é um serviço individualizado que consiste num espaço de aprendizagem, partilha e transformação. O seu principal objetivo é melhorar a relação entre os adultos e a criança e contribuir para a promoção do desenvolvimento integral desta.

Nas sessões de aconselhamento parental, encontra alguém que de uma forma personalizada, dá suporte, ouve sem julgamento e ajuda a encontrar novas estratégias tendo sempre em conta as particularidades de cada família. Desta forma, explora-se os desafios específicos da dinâmica familiar e numa perspetiva colaborativa, desenvolve-se estratégias eficazes para lidar com os mesmos.

A capacitação parental vai mais além da resolução de problemas tendo um foco mais amplo e preventivo. Pretende-se desenvolver e fortalecer as competências parentais de uma forma mais abrangente. Assim, existe uma partilha de conhecimentos como também é criado um espaço seguro para colocar em prática os mesmos.